A quantidade de açúcar nos alimentos industrializados

Recomenda-se aderir a uma dieta com baixo teor de açúcar, de carboidratos e de sódio para uma saúde de melhor qualidade. No entanto, há uma série de rótulos e ideias enganadoras por ai a respeito do que seria “comida saudável”. Altos níveis de açúcar e/ou carboidratos podem se esconder em alguns alimentos inesperados, especialmente alguns que são vendidos como alimentos “saudáveis”.

Engana-se quem pensa que basta esconder o açucareiro para reduzir a ingestão do alimento no dia a dia. Afinal, ele marca presença em uma infinidade de produtos industrializados, inclusive em produtos salgados. Para ter uma ideia, uma latinha de refrigerante contém cerca de 37 gramas de açúcar, ou seja, quase o total permitido em um dia! Portanto, a primeira recomendação é prestar atenção em itens como esses.

Malefícios do açúcar
O açúcar em excesso no organismo provoca acúmulo de gordura e aumento de peso, podendo levar ao quadro de obesidade. No documentário, a doença é abordada em crianças, que são as principais consumidoras desses alimentos industrializados que mascaram a quantidade de açúcares presente dentro das embalagens. O filme ainda acompanha casos reais e apresenta os prejuízos causados à saúde dos pequenos que sofrem com o sobrepeso.

É uma maneira de alertar para que os pais busquem mudar a alimentação dos filhos e descubram como combater a obesidade infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão máxima de açúcar adicionado aos alimentos não ultrapasse 10% do total de calorias ingerido por dia.

Esse cálculo varia conforme a ingestão calórica individual. “Uma pessoa que consome 2.000 calorias no dia não deve consumir mais do que 200 calorias provenientes de açúcares adicionados, o que equivale a aproximadamente 50g ou a 10 saquinhos de 5g”, explica a nutricionista. Esse açúcar adicionado não se refere apenas ao açúcar usado para adoçar cafés ou sucos, mas também ao açúcar e aos xaropes colocados nos alimentos industrializados (cereais matinais, sorvetes, refrigerantes, bolos, chocolates e doces em geral).

Confira alguns alimentos industrializados e sua quantidade de açúcar:

Biscoito amanteigado
Apesar de ter um sabor predominantemente salgado, cada biscoito amanteigado contém uma colher de açúcar. Por conta disso, pessoas que consomem com frequência esse tipo de produto devem buscar reduzir outras fontes de açúcar, como refrigerantes e doces.

Chocolate
Apenas um quadradinho de chocolate contém meia colher de açúcar. Ou seja, comer duas fileiras de uma barra de chocolate ao leite corresponde de 5 a 6 colheres de açúcar. O chocolate, favorito de muita gente, deve ser consumido com bastante moderação.

Cereais matinais
Os flocos de arroz com açúcar e outros tipos de cereais consumidos com leite no café da manhã também têm uma grande quantidade de açúcar. Uma tigela com o produto equivale a 2 a 3 colheres de açúcar.

Biscoito água e sal
Apesar de serem anunciados como compostos de água e sal, os biscoitos do tipo cream cracker também levam açúcar em pequenas quantidades. No entanto, são necessários 20 biscoitos para uma pessoa consumir uma colher de açúcar.

Petit gateau
O petit gateau, também chamado de muffin, chega a conter 7 colheres de açúcar em sua composição e é um dos produtos mais açucarados que se pode encontrar. O ideal é prepará-lo você mesmo ou comprar de uma loja artesanal. O produto industrializado é o que possui a maior quantidade de açúcar.

Iogurte
Os iogurtes com sabor de fruta vendidos no mercado podem parecer uma opção bastante saudável, mas contêm até 2 colheres de açúcar em sua composição. O mais correto é comprar um iogurte natural e adicionar uma fruta na hora de tomar. Além de ter menos açúcar, essa opção lhe dará mais vitaminas e minerais.

Refrigerantes
Aí está um dos maiores vilões das dietas modernas: o refrigerante. Além de não trazer saciedade como água e sucos naturais, os refrigerantes são altamente calóricos. Algumas marcas chegam a ter 7 colheres de açúcar em apenas uma lata. Sucos de fruta industrializados e os chamados smoothies possuem a mesma quantidade.

Folhados doces
Folhados doces, seja de chocolate ou com frutas, possuem de 2 a 3 colheres de açúcar. Além disso, a massa folhada torna esse tipo de alimento bastante gorduroso por levar muita manteiga em sua receita.

Compotas
Doces em compota, muito tradicionais em certas regiões do Brasil, costumam ser bastante açucarados no paladar e também na composição. Uma colher de açúcar para cada duas colheres do doce.

Ketchup
Quem acrescentar ketchup em praticamente qualquer refeição está consumindo muito do chamado açúcar invisível. Cada sachê do molho leva uma colher de açúcar.

Biscoito recheados
Os biscoitos recheados são outro grande vilão, principalmente para as crianças. Cada biscoito recheado leva uma colher de açúcar, em média.

Águas aromatizadas
As águas aromatizadas, produto lançado no mercado há alguns anos, não podem substituir o consumo de água mineral por falta de nutrientes e também porque levam até 3 colheres de açúcar em uma garrafa pequena.

Cheeseburger
Pode não parecer, mas o famoso cheeseburger das cadeias de fast food leva bastante açúcar. Um sanduíche de tamanho médio, com uma fatia de carne e duas de queijo, possui de 2 a 3 colheres de açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *